Aconteceu no dia 29 de setembro, na cidade de Paracatu / MG, o II Seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho Rural, evento realizado Fetaemg, juntamente com Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Justiça do Trabalho de Minas Gerais, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os trabalhadores rurais sobre a segurança e a saúde no trabalho rural.
O encontro tem enfoque especial nas consequências do uso de agrotóxicos nas lavouras, debatendo alternativas para o seu uso. Além disso, reforça a aplicação da Norma Regulamentadora nº 31, que estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e agricultura com a segurança e saúde e do meio ambiente do trabalho.
Um dos pontos mais representativos deste evento é proporcionar um diálogo aberto e direto entre os representantes os trabalhadores da agricultura familiar (Fetaemg) e os representantes dos empregadores na área da agricultura (Faemg).
Foram ministradas palestras sobre a Responsabilidade do Estado na Saúde do Trabalhador Rural, Construindo a Segurança no Trabalho Rural e Exame Médico Periódico e sua importância para o trabalhador. Na oportunidade também foram feitas a Apresentação do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.