Na manhã desta quarta feira (29/03), em Belo Horizonte, foi realizado o Seminário Dialogar para transformar: Diretrizes para o apoio à pesquisa em agroecologia, agricultura familiar e urbana e povos e comunidades tradicionais em Minas Gerais. O evento foi promovido por um grupo de entidades do qual a Fetaemg faz parte, representando os interesses dos agricultores familiares. O encontro foi dirigido à pequenos produtores, professores, pesquisadores e estudantes de todo o estado.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, convidado para compor a mesa , defendeu mais avanços e investimentos para a agroecologia, destacando a sua importância para a segurança alimentar. ” Queremos produzir mais e com qualidade. Nossos alimentos são saudáveis, não adulteramos nada para lucrar mais, como algumas grandes empresas tem feito hoje. Somos responsáveis por levar mais saúde à mesa das pessoas.”
Vilson também comentou a atual conjuntura política, afirmando que o cenário atual prejudica o desenvolvimento da produção agrícola familiar. “É importante discutir a política pois neste momento os rurais estão sendo prejudicados. O governo quer tirar a agricultura familiar dos dados do IBGE, pois ela produz mais empregos no campo e mais alimentos do que o agronegócio. Querem abafar a produção familiar para defender os grandes empresários.” Afirmou.
O seminário segue até o próximo dia 31, no Centro de Estudos Sindicais da Fetaemg. Confira a programação abaixo:
(clique para ampliar)