Minas Gerais recebe Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário

9 anos atrás

Foi realizado nos dias 8 e 9 de Setembro, em Belo Horizonte, o Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, momento onde se discutiu perspectivas e desafios para implantação, ampliação e fortalecimento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além da apresentação de experiências bem sucedidas em assentamentos rurais em todo o Brasil.

Direcionado para representantes de sindicatos de trabalhadores (as) rurais, associações e organizações voltadas para assentados e agricultores familiares do estado, assim com os integrantes das diretorias das federações, o evento contou com a presença do presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, diretores e assessores da entidade e representantes do Banco do Brasil.

Segundo o presidente, é muito importante avançar esta discussão em todo o Estado. “Aonde você não pode fazer a desapropriação pelas normativas do INCRA, você tem como chegar com o crédito fundiário. Por exemplo, na Zona da Mata, Sul de Minas, região central, onde você não tem latifúndio. É uma possibilidade de dar terra para quem não tem”, explica Vilson.

O encontro teve como objetivo a capacitação e a reflexão sobre os principais conceitos e concepções sobre Reforma Agrária e PNCF e também a compreensão dos desafios para a implantação da Política Agrária e o papel das lutas sindicais.