Dando continuidade à luta contra a Reforma da Previdência Social, a PEC 287, a Fetaemg, junto com a Contag, promoveu nesta quinta-feira (16/03), um café da manhã, em Brasília, com o objetivo de dialogar com parlamentares da bancada mineira sobre os impactos da PEC 287 na vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, na economia e no desenvolvimento dos municípios mineiros.
Durante o encontro, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, reforçou que, caso a PEC 287 seja aprovada, haverá um grande retrocesso na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, em especial para os rurais, que iniciam a labuta no campo mais cedo e em condições exaustivas e penosas. “A Constituição de 1988 garantiu direitos a quem não tinha nenhum direito, especialmente aos trabalhadores rurais que não eram reconhecidos como uma categoria. Com a nossa luta houve avanços e melhorias para todos. ”
Sobre o déficit na Previdência, o presidente propôs que seja feita uma auditoria no Caixa da Previdência para comprovar a existência desse déficit. Vilson destacou ainda que os deputados precisam estar comprometidos com os trabalhadores e que o voto contra a PEC 287 é uma forma de demonstrar esse comprometimento com a classe trabalhadora. “Precisamos de políticos que estejam do lado do povo. O Brasil não pode ser só dos empresários e das multinacionais. O Brasil tem que ser um país de todos, por isso convidamos todos os deputados para lutarem conosco. ”
O presidente falou ainda que é incontestável o avanço que a Previdência Social deu ao Brasil, e caso a PEC287 seja aprovada, os trabalhadores do campo terão que ir para a cidade. “O governo terá que se preocupar com moradia e emprego para essas pessoas. E o campo deixará de produzir. ”
A diretora de Políticas Sociais da Fetaemg, Maria Alves falou que o momento marca a história sindical e faz o Movimento refletir sobre a necessidade de obter avanços políticos e sociais para a construção de uma sociedade melhor. “É preciso que o Movimento Sindical se comprometa com a política partidária do país. Não dá para separar as eleições da luta da massa. ”
Representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Kátia Gaivoto, disse que, além de defenderem os Estados, os deputados precisam defender a Constituição Brasileira, que tem o conceito da seguridade social, que está sendo colocado em risco. “Caso a PEC 287 seja aprovada, a constituição poderá ser rasgada. Está nas mãos dos deputados o que a sociedade quer para o país e se os deputados votarem a favor é como se estivessem se posicionando a favor da miséria das pessoas. ”
Também presentes no encontro, prefeitos e vereadores de vários municípios mineiros demonstraram preocupação com as consequências e impactos da PEC 287 na economia e na qualidade de vida da população. Em muitas cidades, o valor pago aos segurados da Previdência Social é maior que o Fundo de Participação (FPM) e ajuda a movimentar a economia local.
Com as intensas atividades contra a aprovação da Reforma da Previdência Social, a Fetaemg dá mais um passo importante ao promover esse diálogo com deputados da bancada mineira, reforçando ainda mais as ações contra a aprovação da Reforma da Previdência Social. O presidente ressalta que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais continuará unido para lutar contra a PEC 287, até que tenha a garantia de nenhum direito a menos.
Compareceram ao encontro e se posicionaram contra a PEC 287/2016:
Leonardo Monteiro PT/MG
Júlio Delgado PSB/MG
Domingos Sávio PSDB/MG
Patrus Ananias PT/MG
Padre João PT/MG
Subtenente Gonzaga PDT/MG
Margarida Salomão PT/MG
Jô Moraes PCdoB/MG
Adelmo Carneiro Leão PT/MG
Fábio Ramalho / PMDB/MG
O deputado Carlos Melles DEM/MG foi o único que se manifestou a favor da PEC 287/2016
Deputados que enviaram representantes
Laura Carneiro, representada pela assessora Maria Eduarda
Dâmina Pereira(PSL/MG), representada pela assessora Carmem Campos
Prefeitos, vice prefeitos e vereadores presentes
José Divino de Melo/vereador de Ituiutaba
José Bonifácio Gomes/prefeito de Cipotânea
Ana Pereira Neta/Prefeita Botumirim
Carlos B. dos Santos / vice prefeito de Presidente Bernardes
Pedro Galante/vereador de Campo Florido
Weber Ribeiro de Oliveria/vereador de Ituiutuba
Manoel Messias Rodrigues/vereador de Januária
Mário Oliveira Viana/vereador de Januária
Roberval R. Prates/vereador de Coronel Murta
Wilson Caetano de Melo/vereador Paracatu
Lourdes Gomes Vieira/pres. Câmara Municipal Itamarandiba
Heli de Souza Nunes/vereador e pres. STR Itamarandiba
Claudinei da Cruz Fernandes/vereador Itaramarandiba
Márcio Daniel Morais/vereador de Itamarandiba
Vanderlei Carneiro Fernandes/vereador de Itamarandiba
João Rodrigues de Oliveira/vice prefeito de Morro do Pilar
Armando Milton de Oliveira/verador Senador Modestino Gonçalves
Renato Alves Santos/vereador Couto Magalhães
Outras autoridades
Taís Ridel / represente da OAB