Aproximadamente 600 delegados e delegadas escolhidos para representar os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todas as regiões do Estado filiados à Fetaemg participam entre os dias 11 e 12 de fevereiro da Plenária Estadual de Jovens e Mulheres Rurais. O encontro, que acontece no Hotel Tauá, no município de Caeté, é preparatório para o 9º Congresso Estadual da Fetaemg, que acontece em maio, e tem o objetivo de debater sobre propostas de trabalho direcionadas aos jovens e mulheres do meio rural. Os principais temas são: reforma agrária, participação política, agricultura e sucessão rural, políticas públicas, assalariados rurais, habitação, soberania e segurança alimentar, trabalho renda e economia solidária, combate à violência contra a mulher, dentre outros.
A primeira fase preparatória para o Congresso da Fetaemg foi a realização de 10 plenárias regionais que tiveram início em outubro de 2013. Além de eleger os novos coordenadores e coordenadoras regionais de jovens e mulheres, nas plenárias foram construídas propostas voltadas para as principais demandas das duas categorias.
A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Alaíde Bagetto diz que, apesar das mulheres terem forte representatividade, cerca de 50%, de participação nas ações do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, elas ainda são minoria na direção dos STRs. “Além da reforma agrária, uma das principais demandas apresentadas pelas mulheres nas plenárias, a paridade de gênero na direção dos Sindicatos também tem sido um importante demanda”, ressalta a coordenadora. Uma melhor assistência à saúde e ações que coíbam a violência contra a mulher também continuam entre as principais demandas apresentadas, segungo Bagetto.
Já a coordenadora a Comissão Estadual de Jovens Rurais, Maria Alves, diz que as principais demandas dos jovens estão voltadas para a criação de políticas públicas específicas para a categoria, além do acesso à terra e ao crédito. A coordenadoraa diz também que nesses encontros a juventude tem apresentado como demanda a necessidade de ampliar a participação política da categoria no Movimento Sindical.
Começa nesta terça-feira (11/02) a Plenária Estadual de Jovens e Mulheres Rurais
11 anos atrás