Fetaemg dá um passo importante na formação política e sindical

10 anos atrás

Com o objetivo de construir de forma coletiva o Projeto Político Pedagógico de Formação da Fetaemg foi realizado, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (12), um encontro com a participação de dirigentes sindicais, assessores e funcionários de Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Ao abrir o evento, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva falou sobre a nova postura empreendedora da Fetaemg para a formação política dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e ressaltou a importância da parceria com Centro de Estudos Sindicais (CES)nesse projeto, alertando que formação é um processo contínuo, mesmo para quem já tenha passado pela formação sindical. “Estamos dando um passo importante, que é o de investir na formação. O objetivo principal é preparar um grande grupo de formadores para conseguirmos levar a formação até a base, e com isso elevar o nível de consciência política da classe trabalhadora, além de fortalecer o Movimento Sindical e preparar nossas lideranças para o enfrentamento político necessário para garantirmos avanços e conquistas para essa categoria.”

O evento contou com o suporte técnico do Centro de Estudo Sindical e do Trabalho (CES), que por meio da sua escola nacional, presta assessoria de planejamento estratégico para entidades sindicais, realizando cursos, palestras, oficinas, seminários e pesquisas com o objetivo de contribuir para a formação sindical e política dos dirigentes classistas, militantes e dos trabalhadores e das trabalhadoras em geral.

As opiniões e expectativas dos dirigentes, assessores e funcionários dos Sindicatos foram acolhidas pelos membros da diretoria do CES, Carlos Rogério de Carvalho Nunes (coordenador adjunto e assistente social) e Kátia Gaivoto (coordenadora de comunicação e historiadora), além da equipe técnica composta pelo coordenador técnico sociólogo e professor, Augusto Petta; pela coordenadora pedagógica Cristiane Batista, pelo pesquisador e historiador, mestre em história econômica, Renato Bastos e pela psicopedagoga e professora universitária em Campinas, Liliana Lima.

“A formação é importantíssima para a luta dos trabalhadores, pois é por meio dela, que qualificamos nossa ação na luta pela defesa dos trabalhadores”, explica Kátia Gaivoto, que é também secretária-geral adjunta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Ao longo do ano haverá cinco cursos, com duração de uma semana, direcionados a formadores ou multiplicadores. O CES dará suporte na parte pedagógica, além de articular os palestrantes e professores para ministrar as aulas. A Fetaemg ainda vai promover seminários, debates e oficinas, por exemplo. Com essas iniciativas, a meta é munir os sindicalistas de conteúdos para compreenderem com mais clareza a luta da classe e elevar o nível de consciência política dos trabalhadores do campo.

Durante o evento foi apresentada a logo do Projeto Político Pedagógico de Formação da Fetaemg, com a frase “Formar é Transformar” e que teve a aprovação de todos os presentes.