Fetaemg incentiva e indica opções naturais de combate a pragas nas plantações

8 anos atrás

O Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo e o uso excessivo desses defensivos pode ser extremamente prejudicial à saúde de quem planta e de quem consome alimentos contaminados. A alta concentração de agrotóxicos no organismo pode causar vários problemas, como desregulação hormonal, impotência, infertilidade, má formação fetal e também aumento do risco de desenvolvimento de câncer. Uma boa alternativa para promover uma produção mais segura e sustentável é a agroecologia, que se baseia no manejo sustentável, valoriza as sementes tradicionais e cultiva alimentos em harmonia com a natureza e a cultura local.

Por isso, a Fetaemg, na função de colaboradora da atividade do campo, preocupa-se em capacitar o agricultor familiar e fornecer informações que possam ajudá-lo a produzir mais e melhor, e, em virtude da necessidade de se ampliar a produção de alimentos saudáveis a Federação traz uma sugestão de formicida natural.

Anote a receita 25 litros de água 5 quilos de esterco fresco 500g de melado ou açúcar mascavo Misture todos os ingredientes e deixe fermentar durante uma semana. Após esse prazo, coe com um pano e aplique dentro do formigueiro. A proporção é de 1 litro de mistura apara cada 10 litros de água, até inundar o formigueiro. Fácil, não é? Use esta receita em suas plantações. Com a agroecologia é possível produzir alimentos com mais qualidade, tendo a certeza de estar levando mais saúde para a mesa dos brasileiros.

Contribuiu para essa publicação: Departamento de Política Agrícola e Cooperativismo da Fetaemg